Notícias

Saiba o que é cálculo atuarial?

Saiba o que é cálculo atuarial?

Como são feitas as contas que determinam o volume de recursos necessários para garantir a aposentadoria dos participantes

Qual o recurso necessário para garantir as aposentadorias de milhares de participantes e as devidas pensões a seus familiares no longo prazo? Esse montante, que é o compromisso total dos planos com seus participantes (as chamadas Reservas Matemáticas), é obtido por meio do cálculo atuarial. Não é uma conta simples.

Os responsáveis pelo cálculo são os atuários, profissionais que têm uma formação acadêmica especializada e são habilitados conforme a regulamentação da profissão. São eles que analisam os números do plano de previdência, o perfil da população de associados, as regras dos planos e diversos cenários com o intuito de estabelecer as Reservas Matemáticas, o custo dos planos e o fluxo de recursos necessários para seu equilíbrio.

E o que significa esse equilíbrio? Significa ter meios suficientes para cumprir o contrato previdenciário com os associados, sem que faltem ou sobrem recursos. Ou seja, é o equilíbrio entre os recursos financeiros do plano (Patrimônio de Cobertura) e os compromissos (Reserva Matemática). Esse é o objetivo em planos de previdência sem fins lucrativos, como os do IPREM-POSSE.

A metodologia de cálculo atuarial, na prática, é um modo de medir riscos. Isso envolve conhecimento multidisciplinar, como matemática, estatística, fundamentos econômicos, legislação, entre outros.

Cadastro é fundamental

Com as informações pessoais, funcionais e financeiras de cada participante consolidadas no cadastro, os atuários examinam as características do grupo de associados e seus potenciais beneficiários, qual seu perfil etário, distribuição por sexo, as características das famílias e sua evolução, a estrutura de remuneração dos participantes (atual e ao longo do tempo), informações sobre o vínculo à Previdência Oficial e os principais eventos biométricos como falecimento, invalidez, entre outras informações.

A partir desses dados, é possível avaliar quais as premissas ou hipóteses atuariais são as mais adequadas para projetar os benefícios e contribuições futuros e então determinar o valor da Reserva Matemática.

Premissas ou hipóteses atuariais

As chamadas premissas ou hipóteses atuariais são as informações utilizadas para projetar os eventos futuros do plano. Assim, com base em cenários e estudos estatísticos, são respondidas questões como: Qual a perspectiva de ascensão salarial dos funcionários e quais serão seus salários no momento de uma aposentadoria? Qual o benefício estimado na aposentadoria? Com que idade se aposentarão e por quanto tempo pagarão contribuições? Por quanto tempo sobreviverão e receberão benefícios? E quanto custa a pensão por morte paga às famílias? Qual o risco de uma invalidez ou óbito antes de se aposentar? Quanto os recursos financeiros do plano vão render? Qual o impacto da inflação futura nos salários e benefícios? Os participantes permanecerão no plano ou se desligarão antes de receber benefício?

Tudo isso influencia os cálculos. Portanto, as hipóteses atuariais têm relação direta com o resultado da Reserva Matemática e com o custo do plano de benefícios para seu equilíbrio. Por isso, devem estar em harmonia com a população de participantes e assistidos do plano, com a política de recursos humanos do patrocinador, com os cenários de curto e longo prazo, com as regras do regulamento do plano e com o contexto em que está inserido.

Pela relevância das premissas que são utilizadas nos cálculos atuariais, a legislação estipula requisitos mínimos e procedimentos que devem ser observados nos estudos que as definem.

Atuário não está sozinho

As premissas não são definidas unicamente pelos atuários. Essa definição é subsidiada por análises e apoio de diversas áreas, como as Diretorias de Planejamento e de Investimento, pelas Políticas de Investimento, por estudos de ALM (gestão de ativos e passivos), por cenários diversos e também por informações do patrocinador. Como as variáveis são dinâmicas, a sociedade, o mercado de trabalho, as condições de vida e a economia estão permanentemente em mudança, o IPREM-POSSE conta com sua equipe de analistas para acompanhar os cenários e, anualmente, providenciar os estudos e adequações de premissas necessários.