Conselhos do IPREM-POSSE se reúnem presencialmente para analisar resultados financeiros e avalizar Política de Investimentos para 2022

Os Conselhos Administrativo e Fiscal do Instituto de Previdência Municipal dos Servidores Públicos de Santo Antônio de Posse – IPREM-POSSE – voltaram a se reunir nesta quinta-feira (11) para analisar os balanços financeiros referentes ao mês de outubro, as novas estratégias de alocação dos recursos da carteira de investimentos e os assuntos referentes à gestão interna do Instituto. A reunião foi realizada presencialmente no auditório da Câmara Municipal.

O diretor-presidente do IPREM-POSSE, Hortêncio Lala Neto, apresentou os recentes resultados da carteira de investimentos do Instituto, cujo montante atual está em R$ 70.249.166,43 (Setenta milhões, duzentos e quarenta e nove mil, cento e sessenta e seis reais e quarenta e três centavos). Nos últimos meses a carteira sofreu perdas devido às oscilações negativas do mercado financeiro, tendo obtido resultado negativo de R$ 323.084,32 no mês de setembro. Os valores do mês de outubro serão apresentados na próxima reunião devido ao fato do fechamento ocorrer na segunda semana do mês posterior.

Diante do cenário referente às aplicações financeiras do IPREM-POSSE, o diretor-presidente convidou a gerente do Banco do Brasil, Maria Celoí Tocci, para explanar a respeito de investimentos mais adequados para uma recuperação das perdas que o Instituto tem sofrido, tendo em vista que mais de 40% da carteira estão aportados no BB.

A representante da empresa de consultoria Crédito e Mercado, que presta assessoria ao IPREM, Simone Lopes, explanou a respeito do Estudo ALM, já contratado, bem como a sugestão da Política de Investimentos para o ano de 2022, sendo que foi apresentada uma minuta para análise de cada membro dos Conselhos Administrativo e Fiscal e do Comitê de Investimentos, para aprovação na próxima reunião a ser realizada em dezembro.

O estudo de ALM, no contexto da gestão do RPPS, consiste em compatibilizar a estratégia de investimentos da carteira com o fluxo de receitas/despesas previdenciárias, atuarialmente projetado.

Por fim, o diretor-presidente reforçou a importância de todos os conselheiros realizarem o treinamento que o Instituto está oferecendo aos membros dos conselhos e do comitê, a fim de obterem a Certificação CGRPPS e desta forma qualificar a atuação na gestão do Instituto Municipal de Previdência.